terça-feira, 26 de abril de 2011

A coluna, vista por detrás deve ser "recta", sendo a escoliose uma deformação da coluna na qual ela desvia para um dos lados.


Por vezes existem desvios da coluna que se devem a maus hábitos posturais a que se dá o nome de atitude escoliótica.

http://saude.do.sapo.pt/escoliose.html

A atitude escoliótica é corrigida corrigindo a postura e os maus hábitos posturais. No entanto isso requer tempo e muita vontade tal como exercícios por forma a corrigir a atitude escoliótica.

No entanto isso nem sempre é fácil e muitas vezes há que usar de abordagens que corrijam as causas por detrás desta atitude.

O que é a escoliose?

A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.

Mas, o que salta à vista é o desvio ou desvios laterais da coluna pois é frequente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma um dos desvios é o problema sendo o outro a compensação mas nem sempre é assim.

Causas da escoliose?

Inúmeras vezes não se conhecem as causas ou razões da escoliose e nesses casos diz-se que a escoliose é idiopática ou seja não tem causas conhecidas.

No entanto podem existir muitas causas como veremos mais abaixo em causas e tratamento.

Em que idade ela aparece?

A escoliose pode "aparecer" em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo.

As escolioses podem aparecer:
No bebé,
Na infância,
Na adolescência,
No adulto
E ou no idoso.

Cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens pelo que em todas estas fases da vida da pessoa se deve ter atenção para o estado da sua coluna.

Como verificar se tudo está bem?

Com a pessoa ou criança em pé e olhando por detrás pode-se perceber se existe ou não rectidão da coluna.

Se a coluna fizer um desvio, é possível que exista uma escoliose ou outro problema que precise de ser corrigido.

Da mesma forma, olhando por detrás e pedindo à pessoa ou criança para se inclinar (dobrar) para a frente:
Ver se as costas estão de nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro ou
Um ombro ou área do ombro (ou área toraxica) está mais elevado do que o outro
Ou mesmo se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro.

Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:
Um ombro mais alto do que o outro quando em pé.
Uma perna mais curta ou que dá essa ideia. Frequentemente vê-se no comprimento das pernas das calças onde uma precisa de mais baínha do que a outra ou em que as calças junto aos pés não ficam ao mesmo nível.
As posturas quer em pé quer sentado podem ser sempre erradas e para o mesmo lado.

Quem detecta a escoliose?

Por norma cabe sempre aos pais, aos professores (sobretudo os de educação física) a observação da coluna e das posturas da criança ou pessoa em causa e encaminhar para alguém que possa avaliar a situação, muitas das vezes o ortopedista.

Após a avaliação pelo médico e sempre que exista escoliose (mesmo que pequena e "sem importância") há que recorrer a alguém que possa corrigir eficazmente o problema.

Como corrigir?

A nível médico:

A nível médico as soluções passam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.

Escusado será dizer que a cirurgia é sempre um método invasivo e que deveria ser evitado sempre que possível.

Quanto ao colete, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podem sentir inferiores devido ao seu uso.

A nível de fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose mas a maior parte delas requerem muito tempo e os resultados não costumam ser muito significativos.

A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares o que pode ser uma mais valia.

Outras abordagens podem incluir massagem, osteopatia, quiroprática, e muitas outras abordagens ou terapias.

Escusado será dizer que há que saber quais as causas da escoliose e corrigir essas causas. Para isso, há que saber que soluções usar para as causas que existentes.

Uma vez que as causas podem ser muitas, também as soluções podem ser muitas.

As soluções acima são as correntes mas que pelos fracos resultados ou resultados lentos têm sido muito neglicenciadas pela comunidade médica e pelas pessoas que se cansam de verem poucos resultados ou se cansam do tempo que levam para os obter.

Outras abordagens:

Uma vez que as causas da escoliose podem ser muitas, há que as saber detectar e corrigir.

Infelizmente os meios de diagnóstico passam quase sempre pelo uso do raio X e pela visualização da coluna.

Escusado será dizer que o raio X apenas vê a coluna e como ela está. As causas não aparecem no raio X. O que se vê no raio X é apenas como está a coluna.

As causas da escoliose não são detectáveis nos exames médicos actualmente disponíveis.

Todos os exames, vêm apenas as consequências. E ver apenas as consequências não permite ver nem tratar as causas.

Infelizmente só pessoas treinadas e com boa sensibilidade conseguem detectar e corrigir muitas das causas da escoliose tal como as causas de muitos outros problemas.

Veja Tratamento da escoliose.

Sem comentários:

Enviar um comentário