domingo, 11 de julho de 2010

Beber água pode ajudar no controle da pressão sanguínea


E continuam descobrindo benefícios de se beber água. Já se sabe que o precioso líquido representa 70% da constituição do corpo humano e controla algumas funções vitais, como o controle da temperatura e o bom funcionamento da maioria dos órgãos. Mas a água vai além disso. É o que afirmam pesquisadores de um hospital-universidade dos Estados Unidos (Vanderbilt University), numa descoberta nova: a água pode regular a pressão sanguínea.

A base da descoberta foi feita após relatos de pacientes durante os últimos dez anos, em que se constatou, após comparação de exames, que o consumo individual de água estava relacionado com oscilações na pressão arterial. A coisa funciona da seguinte maneira: a água acelera a atividade do sistema nervoso simpático (que está relacionado ao controle de vários órgãos) o que faz os vasos sanguíneos se contraírem. Com essa contração, aumenta a velocidade com que o sangue corre pelos vasos, e com isso, sobe a pressão.

É claro que não é uma alteração brusca e acentuada, a água faz a pressão subir bem de leve. Justamente por isso, afirmam os médicos, ela é uma vantagem: não chega a causar nenhum prejuízo para quem sofre de pressão alta, mas pode ser muito importante para os que padecem com pressão baixa.

Eles afirmam que o simples cuidado de tomar 400 ml de água antes de doar sangue reduz, em pelo menos 20%, as chances de desmaiar depois da doação. Isso é importante, dizem os pesquisadores, já que geralmente aqueles que chegam ao posto de coleta com boa vontade nunca mais voltam a doar sangue se desmaiarem por causa disso.

E os pesquisadores afirmam que a água deve ser bebida pura. Ironicamente, misturá-la com sal (que também exerce, sozinho, um acentuado aumento na pressão) anula esse efeito. Isso foi descoberto a partir de testes com ratos. Outros benefícios, tais como perda de calorias, também podem estar relacionados ao consumo de água. Isso acontece porque o crescimento de atividade no sistema nervoso simpático (responsável pela subida na pressão) também implica em maior gasto energético, já que acelera o metabolismo. [Science Daily]

http://hypescience.com/beber-agua-pode-ajudar-no-controle-da-pressao-sanguinea/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário