domingo, 9 de maio de 2010

O peixe mais durão dos mares


Conheça o Takifugu rubripes (vamos chamá-lo de “Taki”), o peixe mais bizarro e interessante dos mares. Ele vive nas águas próximas ao Japão, além de habitar o aquário de muitos restaurantes especializados em sushis.

Ele ganhou o título de peixe mais radical do oceano, superando tubarões. Olhando para a cara inocente do coitado até parece absurdo, mas espere até conhecê-lo melhor.

Primeiro, o Taki, ou Baiacú, como é conhecido nas terras tupiniquins, é muito venenoso. Ele pode ser letal para nós – embora isso não impeça pessoas de tentarem comê-lo. Para assustar seus predadores o peixe consegue se inflar e ficar muitas vezes maior do que o normal.

Além disso, quando é novo, ele se alimenta dos próprios irmãos e irmãs. A fêmea põe os ovos no fundo do mar e, assim que as larvas crescem um pouco, elas vão para áreas mais lamacentas dos oceanos. E, assim que podem, se alimentam do irmãozinho. Afinal, os peixes que comem melhor têm uma vantagem evolutiva.

Se o Taki já é nervoso quando mal saiu do ovo, quando é adulto ele fica pior. Além de inflar e se tornar venenoso ele mata muitas pessoas no Japão, todos os anos. O fato é que ele é considerado uma iguaria no Japão. Se seu fígado e o ovário (onde fica depositado o veneno) não são removidos corretamente, sua carne é envenenada e causa paralisia nos pulmões e no diafragma do sujeito que foi corajoso o suficiente para experimentar o prato. [NewScientist]

http://hypescience.com/o-peixe-mais-durao-dos-mares/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário