Luanda. Desde as 07.40 horas do dia 10 de Março que o gerador do banco millennium, Rua Rei Katyavala – o banco da morte – trabalha dia e noite. A energia eléctrica está normal. As janelas e portas têm que ficar cerradas porque o fumo é mortal. No dia 13, três mercenários portugueses ao serviço do crime organizado estiveram no local e aprovaram a mortandade. Como o banco é da mana Isabel, ela quer lá saber disso. Continuamos no colonialismo antes da independência, do grito: VITÓRIA OU MORTE!

sábado, 29 de maio de 2010

Criança de dois anos fuma 40 cigarros por dia


Ardi Rizal mal sabe falar mas já está completamente viciado em tabaco.
Paula Cosme Pinto (www.expresso.pt)
19:27 Quinta-feira, 27 de Maio de 2010

Todos os dias o vício de Ardi custa quatro euros aos pais

The Sun

Tem apenas dois anos mas fuma cerca de 40 cigarros por dia. Ardi Rizal vive na Indonésia e é já considerado o mais novo viciado em tabaco do mundo.
Enquanto brinca num triciclo, envergando apenas uma fralda, Ardi puxa o fumo do cigarro com a perícia de um adulto. Tudo começou quando o pequeno tinha 18 meses e o pai Mohammed, de 30 anos, lhe deu um cigarro para ele experimentar.

"Agora está totalmente viciado", conta Diana, a mãe de 26 anos. "Se não lhe damos tabaco ele zanga-se, grita e bate com a cabeça na parede. Diz-nos que se sente tonto e maldisposto". Contudo, ao jornal "The Sun" o pai assegura que, a ele, o filho lhe parece "perfeitamente saudável".
O vício do pequeno Ardi custa aos pais cerca de quatro euros todos os dias. Os oficiais de saúde locais já se comprometeram a oferecer um carro à família se esta conseguir que a criança deixe de fumar.

http://aeiou.expresso.pt/crianca-de-dois-anos-fuma-40-cigarros-por-dia=f585236

Imagem: Enquanto brinca de fraldas no seu triciclo, fuma cerca de dois maços por dia. (Ver vídeo no fim do texto)