segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Hipertensão arterial (pressão alta): Causas , sinais e sintomas


A hipertensão arterial, melhor denominada de hipertensão arterial sistêmica, é uma doença de origem multifatorial (que apresenta várias causas) , geralmente assintomática , caracterizada pela elevação dos níveis da pressão arterial acarretando um aumento do risco das doenças cardiovasculares.

http://www.portaldocoracao.com.br/

A presença da hipertensão arterial aumenta o risco do desenvolvimento de várias complicações cardiovasculares , como o acidente vascular cerebral (derrame cerebral) , infarto do miocárdio (ataque cardíaca), angina do peito, insuficiência cardíaca, doenças da aorta (aneurismas e outras) , retinopatia (doença da retina) e insuficiência renal. A hipertensão arterial é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento da aterosclerose (aparecimento de placas de gordura na parede das diversas artérias do organismo).

A associação da hipertensão arterial com outros fatores de risco cardiovascular, como a obesidade abdominal , diabete melito e as dislipidemias anormalidades do colesterol e suas frações) , é um achado freqüente , denotando um mecanismo comum entre estas doenças .Esta associação de fatores de risco cardiovascular é a característica principal da síndrome metabólica .

A hipertensão arterial é uma doença que pode iniciar desde a infância e acomete cerca de 25% dos adultos (18 a 60 anos de idade) . Entre os idosos (pessoas com 60 anos de idade ou mais) , uma população crescente em nosso país , estas cifras são ainda mais expressivas , ultrapassando valores de 50% .

Causas:
A hipertensão arterial poderá ser primária (origem multifatorial , sem uma causa específica) ou secundária (com uma causa específica).

- Hipertensão arterial primária :
São os casos de hipertensão que não apresentam uma causa aparente , correspondendo a grande maioria dos casos (mais de 90%). A hipertensão arterial primária é uma doença multifatorial , pois , diversos aspectos contribuem para o seu aparecimento : idade , sexo (os homens geralmente iniciam o quadro de hipertensão arterial antes dos 50 anos e as mulheres após os 50 anos) , excesso de peso , raça (afrodescendentes sofrem mais de hipertensão arterial),sedentarismo, fatores sócio-econômicos (pessoas de nível social mais baixo são mais propensas ao desenvolvimento da hipertensão arterial), ingesta excessiva de sal, história familiar (genética), entre outros fatores .

A presença de hipertensão arterial primária , obesidade abdominal , resistência à ação da insulina (hormônio que permite a entrada do açúcar para dentro das células) , elevação dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) e dos triglicerídeos , associados com baixos níveis de HDL-colesterol ("colesterol bom") , são os componentes da síndrome metabólica .

- Hipertensão arterial secundária :
São os casos de hipertensão arterial que apresentam uma causa aparente, correspondendo a minoria dos casos (menos de 10%).São causas de hipertensão arterial secundária: doenças renais , doenças das artérias renais ( comprometimento por aterosclerose ou displasia fibromuscular ) , doenças da supra-renal (acarretam um excesso na produção do hormônio aldosterona , o qual retém sódio e água) , síndrome de Cushing (excesso na produção de corticóide pelo organismo), feocromocitoma (tumor que produz catecolaminas , substâncias que elevam o batimento cardíaco e a pressão arterial) , coarctação da aorta (estreitamento congênito da artéria aorta) , doenças da tireóide (hipo ou hipertireoidismo) , ação de medicamentos (aintiinflamatórios , corticóides , descongestionantes nasais , inibidores de apetite , anticoncepcionais , terapia de reposição hormonal e certos antidepressivos), ingesta excessiva de álcool , uso de drogas ilícitas (como cocaína e seus derivados) , síndrome da apnéia do sono (roncos e paradas respiratórias noturnas , associadas a fadiga e sonolência diurna) , entre outras.

Sinais e sintomas:
O principal sinal da doença , é uma elevação persitente da pressão arterial . A hipertensão arterial, por si só , não costuma causar sintomas , por isso , é conhecida como a "matadora silenciosa" .

Sintomas com dor de cabeça , mal estar , tonturas e sangramento nasal não apresentam uma boa correlação com níveis elevados da pressão arterial . Muitas vezes , o diagnóstico de hipertensão arterial é realizado apenas na vigência de complicações cardiovasculares .

Níveís muito elevados de pressão arterial (maiores que 220/120 mmHg) poderão causar sintomas.


“ O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir de nosso conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspectos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas “ .

Dr. Tufi Dippe Jr.
CRM 13700- PR
Responsável técnico pelo Portal do Coração

2 comentários:

  1. É necessário estar atento aos valores da tensão arterial e tomar a medicação conforme indicado pelo médico sem falhas! Mas uma boa alimentação e algum exercício fisico ajudam a controlar a hipertensão.

    ResponderEliminar
  2. e muito importante visualizar a doença e cuidado com bastante cuidado pois ela mata silenciosamente

    ResponderEliminar